O que é FOMO e como se proteger dele
Saiba mais sobre FOMO
FOMO é um acrônimo para “medo de perder”. É um sentimento de ansiedade frequentemente sentido quando os outros ao nosso redor estão lucrando. No setor de criptomoedas, muitos investidores obtiveram FOMO em 2020 e 2021, quando muitos preços de criptomoedas estavam subindo. Essas emoções foram amplificadas por postagens frequentes nas mídias sociais de pessoas divulgando seus incríveis retornos de investimento que mudaram suas vidas ao comprar a criptomoeda certa ou ativo digital (como NFTs ) no momento certo.
FOMO em cripto e investimentos tradicionais:
O cérebro humano está preparado para a experiência social. Na dose certa, o FOMO é um sentimento saudável que nos faz buscar amizades ou nos motiva a experimentar novas experiências.
Mas o FOMO pode surgir em todos os tipos de situações em que não é tão positivo. Investir é uma dessas áreas. Durante curtos períodos de tempo, os mercados são dominados por duas emoções humanas básicas: medo e ganância.
A observação frequente de outras pessoas fazendo fortuna rapidamente, especialmente quando divulgadas em sites sociais ou entre colegas, pode levar a decisões emocionais. O FOMO pode motivar alguns investidores a seguir a multidão em um projeto cripto popular ou outro investimento de alto crescimento sem entender completamente os riscos envolvidos. Mas modismos são comuns no mundo dos investimentos . O que está subindo de preço em um momento pode cair rapidamente, e o FOMO (impulsionado pela ganância coletiva) pode se transformar do medo de perder a diversão no medo de perder o dinheiro suado.
A turbulência do mercado até agora em 2022 ilustra isso. Muitos investimentos criptográficos que antes voavam alto perderam o apoio entre os primeiros fãs, deixando os atrasados para a festa segurando o saco enquanto os preços despencam.
Como evitar FOMO
O medo e a ganância movem os mercados ( ações , criptos e similares) no curto prazo, e tentar perseguir a emoção atual pode levar ao desastre . Mas superar nossos desejos humanos básicos é mais fácil dizer do que fazer. Aqui estão quatro exercícios para ajudar a evitar o FOMO ao investir quando o próximo mercado em alta chegar.
1. Entenda que investir tem a ver com o longo prazo
Ser educado sobre um assunto costuma ser a melhor cura para o FOMO. Portanto, aqui está um conselho importante de um investidor para outro: Investir requer uma visão paciente de longo prazo.
O FOMO costuma ser estimulado por aqueles que tentam ganhar dinheiro rapidamente. Mas a tomada de decisões de investimento de curto prazo é do domínio dos traders profissionais, o que é algo completamente diferente de fazer um investimento passivo em um ativo por anos no futuro. Ao decidir comprar uma criptomoeda ou outra ação da moda que está atraindo muita atenção, pergunte-se se é algo que você não se importaria de possuir por muitos anos - ou se a compra é simplesmente uma reação emocional momentânea.
Depois de decidir que um investimento vale parte de suas economias, o mais inteligente é investir uma parte do seu dinheiro aos poucos.
Concentre-se nos objetivos, não apenas em ganhar dinheiro
Ter dinheiro por ter dinheiro não faz muito sentido. Para que serve o dinheiro? Em outras palavras, qual é o seu plano? Poupar e investir tem um propósito , desde a preparação para uma grande compra (carro, casa, etc.) até o planejamento da aposentadoria (ou um período de “trabalho opcional” na vida).
Antes de jogar algumas moedas em um esquema para ganhar dinheiro, faça uma recapitulação mental sobre o propósito de ganhar dinheiro. Ou, melhor ainda, anote seus objetivos e leia-os novamente. O FOMO pode levar a um investimento de expansão ou queda. Talvez uma parcela muito pequena do seu dinheiro seja adequada para tal decisão, mas imagine um cenário em que uma grande parcela do seu investimento perca valor. Em seguida, pergunte a si mesmo se esse é um resultado aceitável para o que você está tentando realizar. Se você está economizando para uma meta de curto prazo, talvez queira investir em outro ativo.
Se o objetivo for de longo prazo, uma grande oscilação de preço para baixo pode ser boa. Na verdade, espere que isso aconteça com frequência com qualquer investimento. Ainda assim, pensar ativamente sobre os investimentos que estão dando errado e se isso corresponde ao seu objetivo é uma etapa importante no gerenciamento de riscos e evita a tomada de decisões orientada pelo FOMO.
Crie um portfólio, não uma coleção de dicas importantes
Como mencionado anteriormente, incorporar uma pequena porcentagem de seus investimentos em investimentos de maior risco, mas potencialmente de maior retorno, pode fazer sentido para você - especialmente se você tiver muitos anos ou mesmo décadas antes de precisar do dinheiro. No entanto, evite o desejo de montar um portfólio de “dicas vazias” que você encontra nas redes sociais ou coleta de seus colegas.
Em vez disso, construa um portfólio de investimentos de qualidade com base em uma tese de longo prazo. Pense em negócios lucrativos e em crescimento que se beneficiam de tendências seculares, em vez de modismos de curto prazo. Depois de reunir um grupo principal de participações, considere adicionar alguns investimentos de crescimento mais especulativos que possam criar um modelo de negócios durável ao longo do tempo.